Fraudes em Ofertas de Emprego

As fraudes informáticas utilizando burlas e esquemas em ofertas de emprego são, neste momento, um dos ataques mais utilizados pelos utilizadores maliciosos.
Salários elevados, boas condições de trabalho e promessas de subir na carreira são quase sempre um cenário bem planeado para aliciar a massa populacional desempregada. Esta situação combinada com à atual crise económica e a elevada taxa de desemprego que atravessa o nosso país aumentam o número de vítimas destes esquemas.

Estas burlas informáticas vão desde a criação de sites para o efeito, utilizando cópias ou nomes de empresas conhecidas, até portais de emprego fraudulentos que servem basicamente para enviar Spam ou receber registos de utilizadores que tentam a sua sorte no mercado de trabalho.

Nestes últimos meses, o WebSegura.net recebeu diversas queixas de fraudes em ofertas de emprego, no qual saliento as seguintes:
– Emprego numa empresa nos Camarões – Orascom Construction
– Emprego numa empresa nos Camarões – MBENDI CONSTRUCION
– Emprego numa empresa nos Camarões – Trencon Construções LTDA
Pode consultar mais exemplos em fraudes em ofertas de emprego.

Uns emails exigem depósito para garantir um alojamento local e assim facilitar a entrada no país. Outros requerem um pagamento antecipado para custos de processo e oficialização do contrato de trabalho. Tudo isto serve para encher os bolsos dos criminosos e deixar as vítimas posteriormente sem resposta.

Algumas dicas para prevenir estas fraudes de ofertas de emprego:

  • Nunca entre com dinheiro. Um anúncio de emprego que requisita dinheiro adiantado não parece ser muito credível
  • Faça uma pesquisa pela empresa ou pela oferta de emprego nos motores de busca. Por vezes poderá já estar catalogado como esquema fraudulento em algum site ou forum de discussão
  • Nunca envie informação confidencial sem ter a certeza que o anúncio de emprego é credível. Dados bancários, de cartões, ou mesmo a sua assinatura em formato digital. Estes dados poderão ser utilizados para outros fins
  • Utilizar um bom filtro de SPAM (grande maioria destas mensagens de email são logo catalogadas como mensagens não solicitadas)
  • Manter o software atualizado (antivirus, sistema operativo, java, etc… – muitos destes emails são acompanhados com endereços que explorar várias vulnerabilidades em software de larga utilização)

Esta página está em constante actualização por isso deve visitá-la regularmente.

Achaste interessante? Partilha!