Identificado grupo responsável por 66% dos casos de phishing

No SOL:

Foi descoberto o grupo de criminosos responsável por 66 por cento dos casos de phishing identificados na segunda metade de 2009.

A revelação é feita num relatório publicado pela organização Anti-Phishing Working Group (APWG) que analisa o fenómeno do phishing, um tipo de crime informático baseado na criação de páginas falsas de instituições legítimas para roubar os dados pessoais dos cibernautas ou propagar vírus informáticos.

De acordo com a organização o gangue Avalanche foi responsável por dois terços do total dos casos de phishing identificados no final do ano passado.

O APWG acredita que os membros deste grupo de criminosos saíram de uma outra quadrilha desmantelada em 2008, que também foi uma das mais activas do mundo até ao seu fim.

O sucesso destes criminosos estava assente na utilização de tecnologias de topo para criar sites falsos e distribuir programas de roubo de identidade.

No relatório o APWG revela ainda que durante a segunda metade de 2009 foram identificados um total de 126.697 ataques de phishing, o que representa o dobro face ao semestre anterior.

A organização adianta que apesar de ter conseguido desactivar a infra-estrutura do grupo, este continua activo.

O relatório pode ser consultado neste link.

Achaste interessante? Partilha!
    Analista de segurança web com vários anos de experiência. Fundador do projeto WebSegura.net. Reconhecido publicamente, por divulgação de vulnerabilidades, por empresas como a Google, Adobe, eBay, Microsoft, Yahoo, Panda Security, AVG, Kaspersky, McAfee, Hootsuite e outros. Colabora regularmente com a comunicação social em temas relacionados com a segurança de informação.

    Que tal participar com o seu comentário?