Novas ameaças atacam utilizadores do Facebook

Os utilizadores do Facebook estão a ser expostos a ameaças, sob a forma de worm, incluindo o Win32/Yimfoca.AA e Win32/Fbphotofake, sendo que o primeiro chegou a figurar no TOP 10 de ameaças ThreatSense.Net em muitos países europeus nas últimas semanas.

De acordo com o departamento de investigação de Malware da ESET, o worm Yimfoca ataca através do chat no Facebook, enquanto o Fbphotofake é um Worm que aposta na engenharia social para se espalhar através de mensagens de Spam. “O Yiomfoca funciona como um backdoor que pode ser controlado remotamente e pode também espalhar-se por outro software de conversação instantânea como o Skype, MSN ou Yahoo Messenger”.

Adicionalmente, o Yimfoca pode também descarregar e executar outro software malicioso que se encontre on-line – incluindo software antivírus falso, mudar as definições de segurança ou desactivar a Firewall do Windows. Já o Worm Fbphotofake distribui principalmente spam no Facebook. Os utilizadores são avisados a terem cuidado e a não abrirem anexos suspeitos ou desconhecidos, ou a dar um clique em ligações dúbias.

  • O worm Win32/Yimfoca.AA tem vindo a espalhar-se nos últimos meses, tendo entrado para o Top 10 em diversos países europeus de acordo com ThreatSense.Net.
  • O Fbphotofake distribui spam no Facebook. Tenha muito cuidado e não clique em ligações suspeitas.
  • Os esquemas fraudulentos que surgem da Nigéria ao invés de chegarem aos utilizadores apenas por e-mail, começaram a estar patentes no Facebook.

Informação cedida gentilmente pela ESET.

Achaste interessante? Partilha!
    Analista de segurança web com vários anos de experiência. Fundador do projeto WebSegura.net. Reconhecido publicamente, por divulgação de vulnerabilidades, por empresas como a Google, Adobe, eBay, Microsoft, Yahoo, Panda Security, AVG, Kaspersky, McAfee, Hootsuite e outros. Colabora regularmente com a comunicação social em temas relacionados com a segurança de informação.

    Que tal participar com o seu comentário?