Portugal no topo das pesquisas relacionadas com o Antimalware Doctor

De acordo com o Google Insights, Portugal ocupa o 3º lugar de pesquisas de como remover o Antimalware Doctor, o que por sua vez pode significar inúmeras infecções com este malware.

Mas o que é o Antimalware Doctor?
É um programa que se auto-intitula de anti-spyware mas que na realidade é um malware.
Quando instalado, o Antimalware Doctor vai ser configurado para correr quando a vítima efectua o login no Windows. De seguida, vai pesquisar o disco rigido e detectar inúmeras infecções alertando à vitima que, apenas as remove, quando o utilizador comprar a versão completa do programa.
De referir que todas as infecções detectadas são totalmente falsas.
A infecção propriamente dita é realizada pelo próprio Antimalware Doctor.

Este tipo de software malicioso utiliza técnicas de ransomware para convencer a vítima a adquirir e a processar pagamentos para remoção das infecções. Algo que tem sido muito lucrativo para outras campanhas de falsos antivírus.

Como a maioria dos antivírus existentes, pelo menos nas versões gratuitas, não conseguem remover estes softwares maliciosos sem o uso de live CDs, aconselho a instalação da versão gratuita do MalwareBytes.
Também encontrei um guia bastante útil para quem está com dificuldades em remover o Antimalware Doctor.

Dado que o WebSegura está no topo das pesquisas em questões relacionadas com antivírus, fica aqui o alerta e a esperança de ter contribuído com a solução para muitos dos que estão de volta deste problema.

Um agradecimento especial ao @wooshiiricardo pelo link do Google Insights.

Achaste interessante? Partilha!
    Analista de segurança web com vários anos de experiência. Fundador do projeto WebSegura.net. Reconhecido publicamente, por divulgação de vulnerabilidades, por empresas como a Google, Adobe, eBay, Microsoft, Yahoo, Panda Security, AVG, Kaspersky, McAfee, Hootsuite e outros. Colabora regularmente com a comunicação social em temas relacionados com a segurança de informação.

    1 Comentário em "Portugal no topo das pesquisas relacionadas com o Antimalware Doctor"

    1. Ricardo diz:

      E um agradecimento ainda mais especial ao David por me ter ajudado a resolver a situação. Eu: vítima :)

    Que tal participar com o seu comentário?