UE investirá 13,5 milhões de euros em proteção de dados pessoais

No IDG Now!:

Centrado em privacidade e segurança, projeto ABC4Trust terá duração de quatro anos.

A União Europeia vai investir 13,5 milhões de euros no projeto ABC4Trust, cujo objetivo é desenvolver sistemas capazes de ajudar as pessoas a protegerem as suas informações pessoais digitais, ao mesmo tempo que as compartilham com os amigos.

Centrado em aspectos de privacidade e segurança, o projeto terá duração de quatro anos. Iniciado em 2010, dois testes-piloto estão em andamento na Grécia e na Suécia, usando um sistema que combina tecnologias de gestão de identidade da IBM, Microsoft e Nokia Siemens Networks.

Na Suécia, o sistema será implantado em uma escola secundária em Norrtullskolan. O sistema de identidade permitirá aos alunos e aos pais autenticarem-se em serviços médicos e de aconselhamento oferecidos pela escola.

O outro teste será realizado no Academic Computer Technology Research Institute, na Grécia. E também por uma instituição de ensino. Os alunos serão capazes de votar para classificar os cursos e docentes, sem revelar sua identidade.

O ABC4Trust beneficiará do Identity Mixer, da IBM, e a tecnologia U-Proof da Microsoft, que serão combinadas utilizando outras tecnologias da Nokia Siemens Networks Research.

Em tempo: ABC é a sigla para “attribute-based credentials”, ou seja credenciais baseadas em atributos, e tem a ver com a possibilidade de os utilizadores fornecerem as informações mínimas necessária para se autenticarem a serviços digitais. Por exemplo, em vez de mostrarem a data de aniversário inteira com um documento de identidade, o cidadão seria capaz de mostrar apenas que é maior de idade.

Achaste interessante? Partilha!
    Analista de segurança web com vários anos de experiência. Fundador do projeto WebSegura.net. Reconhecido publicamente, por divulgação de vulnerabilidades, por empresas como a Google, Adobe, eBay, Microsoft, Yahoo, Panda Security, AVG, Kaspersky, McAfee, Hootsuite e outros. Colabora regularmente com a comunicação social em temas relacionados com a segurança de informação.

    Que tal participar com o seu comentário?