Fraude – FreeAppFacebook.com – Quem visita perfil e mudar cor do Facebook

Certamente já devem ter reparado no vosso feed de notícias no Facebook, amigos a publicitarem o Vê Quem te Visita no Facebook e o Muda a Cor do Facebook.

São duas fraudes que tem como objectivo agregar Gosto/Like em diversas páginas (ex: AdoroPortugal, BenfiquistasOnline, PortistasOnline, etc) na maior rede social do planeta.

Nenhuma das páginas, até a data deste artigo, aparenta ter conteúdo malicioso, algo que até é habitual neste tipo de fraudes. Estas apenas informam a vítima que, em troca do serviço publicitado pela página, o utilizador deve gostar de inúmeras páginas e publicar no seu mural informação relativa a esta fraude.

Curiosamente, no site do Vê Quem te Visita no Facebook, uma suposta verificação para validar se a vítima efectuou todos os passos requisitados é basicamente uma imagem, sem qualquer programação ou evento associado.

Estas duas páginas, que promovem serviços inexistentes, tem centenas de utilizadores online a cada minuto que passa e já foram partilhados pelo Facebook mais de 200.000 indicações ao domínio FreeAppFacebook.com.
Podem consultar aqui a informação relativa ao domínio e alojamento no GoDaddy.

Fica o alerta.
Be aware, stay secure.

Achaste interessante? Partilha!
    Analista de segurança web com vários anos de experiência. Fundador do projeto WebSegura.net. Reconhecido publicamente, por divulgação de vulnerabilidades, por empresas como a Google, Adobe, eBay, Microsoft, Yahoo, Panda Security, AVG, Kaspersky, McAfee, Hootsuite e outros. Colabora regularmente com a comunicação social em temas relacionados com a segurança de informação.

    26 Comentários em "Fraude – FreeAppFacebook.com – Quem visita perfil e mudar cor do Facebook"

    1. Ricardo diz:

      cromo de quem vai nisto… eu vi e parecia um jogo para crianças… onde está a fraude?

      parecia uma brincadeira para testar o numero de nerds do fb e sao bastantes…

    2. DS diz:

      @Ricardo, obrigado pelo seu comentário.
      A fraude também pode ser considerada num acto de má fé para obter ganhos pessoais. Neste acaso em particular, o utilizador que criou este esquema, estava a enganar vítimas prometendo algo inexistente em troca de “Gosto” para as suas páginas no Facebook.

      Pode ser evidente para muitos utilizadores mais atentos, mas para outros é sempre importante receber este tipo de alertas.

      Cps

    3. andrea diz:

      por gentileza…comofaço pra voltar a cor normal do facebook?…Me ajudem..pois cai´nessa!

    4. DS diz:

      @andrea, pode descrever a aplicação que instalou no seu Facebook? É que não existe referência a essa opção de mudança de cor nesta rede social.
      Pode fornecer mais detalhes?

      Cps

    5. andrea diz:

      então…pedia para entrar, responder algumas perguntas e depois vc escolhia a cor pra colocar no facebook “FreeAppFacebook”..fui na inocência…agora quero voltar o azul do facebook e não sei como…pode me ajudar?

      Obs: é esse que aparece aí no título e tem uma mandala colorida

    6. DS diz:

      @andrea Pode enviar um screenshot do seu Facebook para o email info@websegura.net? Incluindo o endereço da página pff.

    7. andrea diz:

      como eu faço pra enviar…desculpa a minha ignorância…mas me diz.

    8. DS diz:

      @andrea, abra o Facebook onde diz que aparece com outra cor; pressiona a tecla “Print Screen” do seu teclado; abra um programa de edição de imagem ou o Paint e faça colar. Guarde o ficheiro e envie por email como anexo.

    9. val diz:

      Gostaria km sair desta aplicação de uma vez por todas e voltar ao k tinha anteriormente

    10. val diz:

      andrea sempre conseguiste sair? diz-mekmfizeste se faz favor

    11. val diz:

      freeappfacebook.com é este o link da aplicação

    12. DS diz:

      @val, pode-me enviar uma captura de ecrã de como está o seu Facebook de momento? Pode enviar como anexo para o email info@websegura.net

    13. MARCELLA diz:

      COMO FAÇO PARA TIRAR ESSE “Vê Quem te Visita no Facebook”????????????

    14. Amanda diz:

      Oi infelizmente cai na fraude de ”QUEM VISITA PERFIL” e fica aparecendo nas minhas publicações pessoas que não me visitaram …. Como faço para excluir este aplicativo e vê se tem algum virus ? Desde já agradeço pela atenção .

    15. Para remover uma aplicação no Facebook basta ir a “Definições de privacidade” – “Aplicações e sites” – “Editar definições” – “Aplicações que utilizas” – “Eliminar”.

      Se instalou outro tipo de software no sistema operativo é conveniente correr um antivirus actualizado para fazer uma análise mais concreta.

      Espero ter ajudado.

    16. Jéssika diz:

      Oi! Vi que você responde (muito legal da sua parte, inclusive) aí que tá a coisa, eu não cliquei em nada… Meu nome foi sitado numa dessas top lists de visitantes. Fui olhar a página e pronto! Já exclui nas configurações, mas não consigo desfazer o “curtir” das páginas que apareceram. Eu desfaço e quando entro no facebook de novo, lá estão elas! Denunciei a página e dei um print nos perfis dos donos. Como faço pra conseguir desfazer esses “curtir”? Não vou dar ibope pra malandro nenhum! Hahahaha
      Obrigada!

      PS: Já denunciei o perfil deles também, uma vez que as páginas estão todas relacionadas. A exclusão de perfis no facebook acontece?

    17. Cy Ps diz:

      Não consigo remover esse aplicativo sem vergonha… Fiz o que sugeriram de desabilitar os sites e aplicativos mas como ele não aparece lá de nada adiantou. Socorro!!!!

    18. Tammara Braga diz:

      olá eu não sei como esse virus foi parar no meu facebook, eu fiquei tão revoltada que eu até desativei meu face até resolver isso, o vírus é o seguinte ” V3JA – QU3M -TE – ViiSiiT0U => xxxx” aparece isso em um monte de fotos e no meus status sem eu postar, sem eu saber, automaticamente,e foram “curtidas automaticamente” umas 5 páginas e mesmo eu desfazendo a curtida e denunciando ela acaba voltando, vc poderia me ajudar?

    19. Stefânia diz:

      Eu cliquei nesse vírus e depois de 1 dia a minha conta foi bloqueada não consigo fazer mais nada no facebook como faço pra excluir o virus ou desbloquear a minha conta ? Obrigado

    20. Nessa diz:

      Gente a resposta dele acima funciona eu fiz e consegui tirar o ideal é remover todos os aplicativos por segurança.
      Muito obrigada querido!
      Para remover uma aplicação no Facebook basta ir a “Definições de privacidade” – “Aplicações e sites” – “Editar definições” – “Aplicações que utilizas” – “Eliminar”.

      Se instalou outro tipo de software no sistema operativo é conveniente correr um antivirus actualizado para fazer uma análise mais concreta.

    21. renata diz:

      por gentileza…comofaço pra voltar a cor normal do facebook?…Me ajudem..pois cai´nessa!

    22. carol diz:

      oi!!!!Fui enganada por uma serta pessoa que andou espalhando que conseguiu deixa o perfil do facebook que rosa,eu achei interessante mais o unico problema e que não sei como retirar essa cor ”a cor rosa não sai”não tem nenhuma opção para o retiro dessa cor…Queria saber se vcs odem me ajudar nessa questão trágica que estou passando…Há e outra essa cor atingiu ao facebook de todos da minha casa mesmo sendo homem ou mulher!!!!!!!!!Me ajundem por favor

    23. Paula diz:

      alguém por favor me ajude a retirar essa cor do meu face…

    24. eu quero receber noticias diarias de qm visitou meu perfil
      como faco para saber?

    25. Raul diz:

      É estranho, como só aparecem aqui mensagens de mulheres brasileiras, mensagens que maltratam em muito a língua portuguesa, mensagens como se este Blog de ajuda e informação fosse um chat de conversação e ainda dialogando entre si. Deixo a sugestão de não publicarem os comentários, que são vergonhosos para a língua portuguesa e só reflectem a mediocridade de escrita e a falta de educação das pessoas.

    26. Obrigado Raul. Como o WebSegura.net serve para informar o máximo de utilizadores possíveis, não olha a erros ortográficos. Isso seria incorreto da minha parte, censurar quem poderá não ter a formação que outros utilizadores têm. É um blogue de todos para todos.

    Que tal participar com o seu comentário?