Fraude através do Standvirtual

O Standvirtual é, segundo a informação da empresa, o maior site de comercialização de automóveis usados em Portugal.
O site é desenvolvido e gerido pela empresa FixeAds – Serviços de Internet S.A.

O Nuno Filipe Teodoro enviou-me um artigo  interessante (que pode ser consultado aqui) onde demonstra a utilização de uma fraude utilizando este portal.

A técnica utilizada para enganar utilizadores é muito comum neste tipo de fraudes.
O utilizador malicioso tenta cativar os visitantes do portal a contacta-lo utilizando preços atractivos de automóveis de qualidade.
Após o contacto, o utilizador malicioso informa que o automóvel não está em Portugal mas em Inglaterra e que para uma transacção segura para ambas as partes, o interessado deverá pagar um depósito-caução à empresa Cargo & Freight Limited – supostamente responsável pelo transporte do automóvel para Portugal, tal como a própria legalização do processo de aquisição.

Mesmo que não exista qualquer troca de fundos, o utilizador malicioso tenta sempre que a vítima lhe envie documentos identificativos, tal como Bilhete de Identidade ou Número de Identificação Fiscal. Provavelmente para posterior roubo de identidade.

Segundo consta no artigo do Nuno, esta fraude dura há mais de 3 anos. Provavelmente já foram muitas as vítimas deste esquema.

As autoridades foram contactadas e o anúncio em questão já não está disponível.

Espero que com esta referência aqui no blogue, este tipo de situações infelizes tenham uma taxa de sucesso bem menor.

UPDATE:

O Standvirtual tem uma página exclusivamente com dicas e prevenções contra este tipo de fraudes.

Achaste interessante? Partilha!
    Analista de segurança web com vários anos de experiência. Fundador do projeto WebSegura.net. Reconhecido publicamente, por divulgação de vulnerabilidades, por empresas como a Google, Adobe, eBay, Microsoft, Yahoo, Panda Security, AVG, Kaspersky, McAfee, Hootsuite e outros. Colabora regularmente com a comunicação social em temas relacionados com a segurança de informação.

    52 Comentários em "Fraude através do Standvirtual"

    1. Luis diz:

      Eu também estava a procura de um veículo para comprar, mas o mais engraçado é que a maior parte dos supostos donos do veículo vieram com a mesma história, que não estão no país de momento, o site mercadogrande.pt está infestado deles. Afim ao cabo a policia acaba por não fazer nada.
      Muito obrigado pelas dicas

    2. Rosa diz:

      Aconteceu-me quando quis vender um carro uma tal de Daniela contactou-me e disse-me que estava na Alemanha que ia pagar o carro pelo PayPal, abri uma conta paypal e lá veio o pedido de € 1.160 para poder expedir o caro e o email tinha Logo da PayPal e tudo, reportei o caso à PayPal que me disse ir tomar as devidas providências.

      Não cai na patranha porque não nasci ontem mas era caso novo para mim.

    Que tal participar com o seu comentário?