Google com suporte FIDO U2F a partir de hoje

FIDO U2F

Google anunciou hoje no seu Blogue de Segurança um novo sistema de autenticação de 2 factores para os seus serviços em alternativa às mensagens por SMS. Esse novo sistema – Security Key  – é constituído por uma pen usb token* que valida e funciona apenas em sites Google.
Aparentemente, o processo é muito simples e rápido. Na autenticação, apenas terá de inserir a Security Key na porta USB assim que for requisitada.

FIDO-U2F-Security-Key

Este equipamento é recomendado a todos os utilizadores que queiram um maior nível de segurança para as suas contas Google, as suas principais vantagens são:

  • Não necessita de drivers ou software próprio – Usa drivers nativas com suporte directo no browser, sem instalação ou configuração.
  • Segurança escalável – é gerado um par de chaves por cada serviço e é armazenado apenas e só nesse serviço a que se vai conectar, assim não há partilha de informações confidenciais entre produtos.

Em Janeiro de 2013 a Wired Magazine foi a primeira a escrever sobre o projecto U2F desde então o seu desenvolvimento cresceu aliado à FIDO Alliance.

Para os interessados neste pequeno hardware, este já pode ser adquirido na Amazon, no entanto todos os equipamentos compatíveis com FIDO Universal 2nd Factor (U2F) poderão ser utilizados.

Achaste interessante? Partilha!
    Estudante de Engenharia Electrotécnica e de Computares na UBI, apaixonado desde cedo pelas tecnologias de informação. Os principais interesses são a Criptografia e Pentesting.

    Que tal participar com o seu comentário?