Google na Indonésia comprometido

Google na Indonésia foi comprometido

Ontem, o grupo paquistanês MaDLeeTs comprometeu diversos sites do Google na Indonésia. O ataque foi divulgado no site Zone-H e está a ter bastante impacto devido ao cariz do ataque ter sido motivado por questões político-sociais.

Nos sites afetados é possível ver:

google.co.id
map.google.co.id
local.google.co.id
groups.google.co.id
accounts.google.co.id
directory.google.co.id
image.google.co.id
print.google.co.id
mobile.google.co.id
sms.google.co.id

O ataque já foi confirmado pelos autores, na página oficial do grupo no Facebook, como sendo do tipo DNS poisoning. Foi referido que obtiveram ao acesso ao Domain Register of Indonesiapandi.or.id e atualizaram os servidores DNS do google.co.id.
O grupo MaDLeeTs trocou os IP dos DNS e redireccionou o tráfego para uma página desfigurada – 167.114.12.10.

Nos media ainda surgiram algumas notas que o ataque poderia ter sido originado pela popular falha no bash mas rapidamente foi desmentido pelo Google e pelo grupo MaDLeeTs.

A situação foi prontamente resolvida em algumas horas.

Achaste interessante? Partilha!
    Analista de segurança web com vários anos de experiência. Fundador do projeto WebSegura.net. Reconhecido publicamente, por divulgação de vulnerabilidades, por empresas como a Google, Adobe, eBay, Microsoft, Yahoo, Panda Security, AVG, Kaspersky, McAfee, Hootsuite e outros. Colabora regularmente com a comunicação social em temas relacionados com a segurança de informação.

    Que tal participar com o seu comentário?