Identificado falso YouTube utilizado para espalhar vírus

No Sol:

Foi identificada uma versão falsa do YouTube através da qual está a ser espalhado um programa malicioso.

O alerta está a ser feito pela empresa de segurança informática BitDefender, que indica que este falso YouTube, o popular site de partilha de vídeos, está a ser utilizado para propagar o vírus Trojan.Downloader.Java.C.

Segundo a BitDefender a principal diferença deste falso site, quando comparado com o verdadeiro YouTube, reside no facto de pedir ao utilizador para instalar um complemento Java, alegadamente obrigatório para poderem ser visualizados os vídeos.

Mas em vez de garantir acesso aos vídeos, a aplicação apenas permite descarregar um malware de tipo Trojan, ou seja, um vírus que permite enviar para o PC infectado outros programas maliciosos.

Estes programas são depois utilizados pelos autores do esquema para enviar mensagens com links para sites infectados através do perfil do Facebook da vítima ou para registar conversas de serviços de mensagens instantâneas.

Achaste interessante? Partilha!
    Analista de segurança web com vários anos de experiência. Fundador do projeto WebSegura.net. Reconhecido publicamente, por divulgação de vulnerabilidades, por empresas como a Google, Adobe, eBay, Microsoft, Yahoo, Panda Security, AVG, Kaspersky, McAfee, Hootsuite e outros. Colabora regularmente com a comunicação social em temas relacionados com a segurança de informação.

    Que tal participar com o seu comentário?