Nova ferramenta DoS em JavaScript

flashflood

O VP da White Labs [da WhiteHat Security], Robert ‘RSnake’ Hansen, publicou um protótipo de uma ferramenta que poderá lançar ataques DoS e deixar os websites offlineFlashFlood.

Segundo fonte oficial, esta ferramenta funciona ao enviar enviar diversos pedidos HTTP com valores de parâmetros diferentes em todos os pedidos, com o objetivo de ultrapassar os servidores de caching, como por exemplo, o Varnish.
Claro que esta ferramenta não é propriamente anónima. Facilmente é possível identificar o endereço de IP de quem está a efetuar o flooding. Desta forma, Hansen informa que é necessário enganar outros utilizadores a clicarem no FlashFlood sem terem noção dessa operação. Uma possível combinação do FlashFlood em ataques XSS? Quem sabe…

Por si só, este script não é suficiente para colocar offline a maioria dos sites mas foi planeado para intensificar um ataque que já esteja a decorrer.
Segundo o autor, sites com grandes base de dados e sites Drupal são alvos perfeitos desta ferramenta, principalmente se dependerem de caching para se protegerem.

Achaste interessante? Partilha!
    Analista de segurança web com vários anos de experiência. Fundador do projeto WebSegura.net. Reconhecido publicamente, por divulgação de vulnerabilidades, por empresas como a Google, Adobe, eBay, Microsoft, Yahoo, Panda Security, AVG, Kaspersky, McAfee, Hootsuite e outros. Colabora regularmente com a comunicação social em temas relacionados com a segurança de informação.

    Que tal participar com o seu comentário?