Vídeo do acidente do Paul Walker – Scam

facebook_scam_paul_walker

Ainda no rescaldo da morte do actor Paul Walker (conhecido pelo pela no filme Fast & Furious), anda a circular pelo Facebook esquemas fraudulentos sobre este tema.

O título do post é [SHOCKING VIDEO] Watch Paul Walker Horrific Car Crash Caught On Camera!!!!!!!

Já encontrei duas situações deste esquema:

1ª O link da fraude não aponta para nenhum vídeo de qualquer acidente automóvel mas para uma página com instruções para instalar uma aplicação de Facebook maliciosa. Esta mesma aplicação coloca posteriormente a mensagem/link no timeline das vítimas.

2ª O link aponta para um site que pede para instalar uma extensão de browser maliciosa. Posteriormente irão surgir questionários no ecrã da vítima. O preenchimento do mesmo fornece quantias financeiras para o scammer e, caso o telefone seja preenchido, a vítima assina automaticamente serviços pagos de SMS.

Recomendo sempre um background-check destas aplicações e desconfiem sempre de sites pouco crediveis.

Achaste interessante? Partilha!
    Analista de segurança web com vários anos de experiência. Fundador do projeto WebSegura.net. Reconhecido publicamente, por divulgação de vulnerabilidades, por empresas como a Google, Adobe, eBay, Microsoft, Yahoo, Panda Security, AVG, Kaspersky, McAfee, Hootsuite e outros. Colabora regularmente com a comunicação social em temas relacionados com a segurança de informação.

    Que tal participar com o seu comentário?