4shared.com – mp3, filmes, virus e afins

4shared.com - mp3, filmes, virus e afins

O 4shared.com é um site de alojamento de ficheiros gratuito que está a ser bastante utilizado em todo o mundo.

Em Janeiro a empresa responsável pelo site, decidiu eliminar ficheiros e contas de piratas, com receio investigações, tal como aconteceu com o Megaupload.

No entanto, actualmente o site continua alojar conteúdo que infrige algumas leis em termos de pirataria mas, mais grave, é que nas últimas campanhas de email de SPAM, cerca de 80% do malware estava alojado no site 4shared.com.

Segundo o Safe Browsing do Google:

Das 446151 páginas que testámos no Web site nos últimos 90 dias, 21 resultaram na transferência e instalação de programas maliciosos sem o consentimento do utilizador. A última vez que a Google visitou este Web site foi no dia 2012-05-25 e a última vez que foi detetado conteúdo suspeito foi no dia 2012-05-24.
Os programas maliciosos incluem 141 trojan(s), 19 exploit(s), 3 scripting exploit(s). As infeções bem-sucedidas resultaram numa média de 1 novos processos no computador de destino.

Este Web site atuou como intermediário, resultando numa distribuição mais alargada de programas maliciosos?
Nos últimos 90 dias, 4shared.com funcionou aparentemente como intermediário para a infeção de 1 Web sites, incluindo msvecchioswebsite.weebly.com/.

Este Web site alojou programas maliciosos?
Sim, este Web site alojou programas maliciosos nos últimos 90 dias. Infetou 4 domínios, incluindo musicagospeldownload.com/, topdezfilmes.org/, clickangra.com.br/.

Também no Clean MX existe referência a vários ficheiros alojados no 4shared.com com conteúdo malicioso. Muitos destes ficheiros referenciados são campanhas de Phishing com destino a utilizadores com o idioma português.

Só acontece no 4shared.com?
Não, acontece em todos os outros projectos do género mas este actualmente é o mais activo. Provavelmente as aplicações que criam malware (exploit packs, hack toolkits, …) têm agora módulos automáticos para upload de ficheiros maliciosos no 4shared.com.
Claro que não devem associar este dominio à vossa blacklist mental. O projecto 4shared.com pode ser utilizado legalmente e sem qualquer problema.
Devem ter sempre em conta é os ficheiros que estão lá alojados.
Este artigo apenas funciona como lembrete aos menos atentos.

Fica a nota… Não cliquem em todos os links que vos aparece pela frente.

Achaste interessante? Partilha!
    Analista de segurança web com vários anos de experiência. Fundador do projeto WebSegura.net. Reconhecido publicamente, por divulgação de vulnerabilidades, por empresas como a Google, Adobe, eBay, Microsoft, Yahoo, Panda Security, AVG, Kaspersky, McAfee, Hootsuite e outros. Colabora regularmente com a comunicação social em temas relacionados com a segurança de informação.

    Que tal participar com o seu comentário?