Será Flame o sucessor do DuQu e do Stuxnet?

Será Flame o sucessor do DuQu e do Stuxnet?

Foi detectado recentemente um novo malware intitulado por Flame (nome de um componente presente no malware) que está a ser referenciado como o sucessor do DuQu e do Stuxnet.

Embora a Kaspersky relate como um ciberataque directo ao Irão, um departamento da Universidade de Budapeste – CrySyS Lab – já tinha elaborado um relatório do Flame mas com o nome de sKyWIper. Neste relatório podemos ler que o Flame pode ter sido produzido por um governo com poder economico e conhecimento para realizar espionagem online.

O código do Flame é 20 vezes maior que o do Stuxnet o que significa que os analistas vão, provavelmente, demorar muito mais tempo a intepretá-lo.
De referir que as empresas antivirus já estão a lançar vacinas para o sistema operativo afectado – Microsoft Windows.

Penso que o Flame ou sKyWIper ainda vai dar muito que falar.

Podem ler a referência na Wired (crédito da foto).

Achaste interessante? Partilha!
    Analista de segurança web com vários anos de experiência. Fundador do projeto WebSegura.net. Reconhecido publicamente, por divulgação de vulnerabilidades, por empresas como a Google, Adobe, eBay, Microsoft, Yahoo, Panda Security, AVG, Kaspersky, McAfee, Hootsuite e outros. Colabora regularmente com a comunicação social em temas relacionados com a segurança de informação.

    Que tal participar com o seu comentário?