Kaspersky alerta para perda de dados em Wi-Fi de aeroportos

No Diário Digital:

Os cibernautas que utilizam os pontos de ligação Wi-Fi nos aeroportos para aceder à Internet arriscam-se a perder dados como passwords, nomes de utilizador ou informação financeira, alerta a Kaspersky Lab.

Os utilizadores das transportadoras aéreas usam os PCs portáteis para enviarem e-mails, consultar páginas Web ou até visitar o perfil no Facebook antes dos seus voos. Deste modo, quase todos os aeroportos já contam com zonas de ligação Wi-Fi.A empresa de segurança informática explica que informações importantes como passwords, nomes de utilizador ou informação financeira, na maioria dos casos não estão encriptados, o que «significa que qualquer um pode interceptá-los com fins maliciosos», sublinha o perito em segurança Dmitry Bestuzhev, da Kaspersky Lab.

O ideal é optar por uma ligação VPN (Rede Privada Virtual), embora muitos administradores de serviços públicos de ligação à Internet bloqueiem este acesso para se assegurarem que «a sua rede não será usada com objectivos mal-intencionados».

(…)

Achaste interessante? Partilha!
    Analista de segurança web com vários anos de experiência. Fundador do projeto WebSegura.net. Reconhecido publicamente, por divulgação de vulnerabilidades, por empresas como a Google, Adobe, eBay, Microsoft, Yahoo, Panda Security, AVG, Kaspersky, McAfee, Hootsuite e outros. Colabora regularmente com a comunicação social em temas relacionados com a segurança de informação.

    Que tal participar com o seu comentário?