Passatempo fraudulento oferece uma Canon EOS 60D

Passatempo fraudulento oferece uma Canon EOS 60D

Hoje deparei-me com imensas partilhas na minha rede de amigos no Facebook com um passatempo que oferece uma máquina fotografica Canon EOS 60D + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II, de valor comercial a rondar os 1000 euros.

A Página Foto Mania – Portugal facebook.com/fotomaniaportugal – foi criada no dia 29 de março de 2013 e, logo nas primeiras entradas de artigos, tem logo o passatempo.

Tal como nos iPhones, a participação é muito simples e habitual nestas fraudes – partilhar e gostar da página. Um prémio desejável e uma foto apelativa muitas vezes é o suficiente para milhares de utilizadores gostarem e partilharem estas páginas.

A página, e respetivas imagens, são uma cópia de uma empresa mexicana – facebook.com/Fotomania.mx. Após um contato com os responsáveis desta empresa  informaram que não têm qualquer relação com esta página em Portugal.

Na altura deste artigo, a página facebook.com/fotomaniaportugal contava com 12.764 gostos e o artigo do passatempo mais de 31.000 partilhas e 4000 gostos. De fato está viral nas redes dos portugueses.

Se gostaram desta página é aconselhável “não gostar”.

Fica o alerta e a dica para partilharem este artigo aos vossos amigos.

Update:
O Miguel Fonseca enviou-me referência a um artigo do pplware que menciana as regras legais do Facebook para passatempos e ofertas.

Achaste interessante? Partilha!
    Analista de segurança web com vários anos de experiência. Fundador do projeto WebSegura.net. Reconhecido publicamente, por divulgação de vulnerabilidades, por empresas como a Google, Adobe, eBay, Microsoft, Yahoo, Panda Security, AVG, Kaspersky, McAfee, Hootsuite e outros. Colabora regularmente com a comunicação social em temas relacionados com a segurança de informação.

    13 Comentários em "Passatempo fraudulento oferece uma Canon EOS 60D"

    1. Jose diz:

      Boa Tarde
      Li o seu tópico e agora pergunto:

      1º Em que meios se baseia para dizer que o sorteio é fraudulento
      2º O que tem de a maquina custar 1000 euros e eles a oferecem.
      3º As vezes e preciso consultar os donos da página para tirar estas dúvidas.
      4º Você ou qualquer outro não é obrigado a participar se a página não estive a fazer sucesso não haveria por ai nada disto.

      Agora eu digo, é necessário ver o dia do sorteio para ver se é verdade e depois veremos se sim ou não pois é muito mal ter inveja dos outros…

    2. Jose diz:

      Isto não é fraude mas sim inveja devem agradecer a quem oferece isto em tempo de crise.

    3. Olá José, antes de tudo obrigado pelo seu comentário. Se calhar não leu bem o artigo porque basicamente as respostas estão lá.
      As imagens foram retiradas de uma empresa que não deu autorização para tal e o passatempo é ilegal segundo as regras do Facebook. Penso que estes pontos são suficientes para responder aos seus comentários.
      Se realmente a “empresa” quiser oferecer este equipamento, pode simplesmente seguir as normas bem definidas nesta rede social e respeitar o copyright de outras empresas.

      Cps

    4. Jose diz:

      Sim mas eles podem de repente mudar as imagens não sei vamos esperar até ao dia do tal sorteio!

    5. Jose, o passatempo quebra regras do Facebook. Se quiser mais informação sobre o tema, posso enviar-lhe um email com mais descrição. Terá é de me enviar o seu email (utilizou emails diferentes na identificação dos seus comentários).
      Obrigado.

    6. Jose diz:

      Desconhecia mas eu ja li os termos de uso do facebook e de facto esta lá mas devia ser permitido.

    7. Ricardo diz:

      José, parece nao ter percebido o óbvio: a Fotomania Portugal nao existe! Que credibilidade tem uma página que se apresenta como a filial portuguesa de uma empresa que já admitiu nao existir nenhuma?

      Ricardo

    8. Jose diz:

      mas ao que la diz parece nao ter qualquer tipo de empresa é uma marca aquilo acho que nem e nada mas prontos…desde que dê o prémio tudo bem :)

    9. Jose diz:

      Tambem nao custa nada tentar bah e so fazer like e partilhar penso se calhar calha se nao calhar nao calha é o como o euro milhoes so que nao e pago :P

    10. LAIN diz:

      então se isto e fraude o que ganham os responsáveis por criarem esta pagina, etc?

    11. André Pedrosa diz:

      Sou o único a achar que este “José” tem algo a ver com a página em questão? lol

      Já agora, bom “artigo”. É realmente de louvar, alguém que luta para desmascarar as fraudes que circulam na internet. Acredito que existam passatempos que possam oferecer coisas interessantes, mas, com tanto “lixo” a circular torna-se difícil separar o trigo do joio.

    12. Jose diz:

      Não tenho nada a ver com a página apenas acho que podiam dar mais crédito a este tipo de concursos no do iphone ja ninguem acredita mas neste podemos esperar para ver que acham?

    13. sofia diz:

      repito a pergunta do lain . qual era o intuito então de criarem tal coisa? o que ganham com isso?
      no meu ver acho que nada… só se for para chatear lol
      ou andar a publicitar a pala uma marca que no meu ver das melhores,que merece mais que muitas, a mim esse aspecto não me incomoda.
      mas já agora esclareçam me

    Que tal participar com o seu comentário?